Autoria: Denise


É comum usar o termo droga para definir substancias ilícitas, no entanto, essa palavra também é utilizada para o beneficio de pessoas doentes, ou seja são as drogas lícitas, autorizadas através da lei.
Como já mencionado, as drogas estão divididas em duas formas: as lícitas e as ilícitas, que são proibidas devido os seus efeitos drásticos.
Porém, todos os tipos de drogas causam dependência. Os que a usam e aqueles que fazem parte do cotidiano destes, acabam sofrendo as consequências. Ou seja, os seus efeitos se refletem tanto no dependente quanto nos co-dependentes, que na maioria das vezes são os amigos e familiares.
Aquele que é dependente acaba precisando de alguém para ajudá-lo, ou seja, a pessoa procura ter alguém para ter segurança, sem que se de conta do que está causando a si e ao outro, de forma compulsiva.
Conforme estudos, atualmente, há cerca de 25 milhões de dependentes químicos no mundo, sendo 74,6% da população brasileira usuária da droga lícita do álcool. Pensando neste número, e acrescentando os familiares destes, obtem-se um aumento nesta probabilidade.
Durante o período de comemoração a data de 26 de junho, o dia internacional de combate às drogas, a atenção ao assunto cresce, bem como as discussões. Surgem também, programações de cunho cultural e educativo, focalizando bem os temas preventivos.
É claro que apenas falar de maneira simplória não renderá ações , mas, acima de tudo é preciso que se trabalhe todos os dias, e contextualize os envolvidos e aqueles que estão propensos, ou seja, deve-se buscar e cultivar desde cedo os problemas advindos das drogas em geral.
Aproveite essas dicas e comunique a outros.


Fonte : Ajuda contra drogas