BARRA NO MEIO

"Loucura é fazer as mesmas coisas todos os dias e esperar que seja diferente!"

Terapia -Porque fazer?

Terapia -Porque fazer?

Psicoterapia: Animação mostra a relação Psicologo e Paciente

As máscaras que usamos.

                                                

Nossas Máscaras                                        















 Quantas e quantas  vêzes nos perdemos de nós mesmos pela necessidade de sermos aceitos? Quantas vêzes  enganamos a nós mesmos pensando ser quem somos ?  Quantas e quantas e quantas vêzes deixamos de ouvir a nossa voz interior para atender a voz alheia? E assim vamos assumindo papéis, interpretando personagens e  vivendo uma  grande mentira - até que a mentira muitas vêzes se torna uma verdade, de tão entranhada que ela se encontra na nossa carne , na nossa mente, na nossa vida . E assim  ficamos doentes - é  o grito da nossa alma.  Chegaaaaa...!!  a peça do teatro acabou...podemos tirar as máscaras!!  -  mas aí a gente  não sabe mais qual máscara tirar.Tirar  a que está por cima ? ou as que estão por baixo?  são tantas...!!!

Rejane P. Ramos



"Ás vezes a máscara deixa de ser um mero adereço e passa a se tornar um símbolo de caráter enganoso. Vemos isso nas histórias em quadrinhos a máscara não esconde somente a identidade, mas transforma a vida de quem a possui. Os super-hérois colocam as máscaras e se transformam naquilo que não são na frente dos outros."     


























Nossas  máscaras









"Não se deixe enganar por mim. Não se engane com a máscara que uso, pois eu uso mil máscaras que tenho medo de tirar e nenhuma delas sou eu.



Eu dou a impressão de que sou seguro, de que está tudo bem, de que vivo em paz comigo, de que estou sempre no comando de minha vida e de que não preciso de ninguém, mas não acredite nisso, por favor.



A minha aparência é tranqüila, mas é apenas a aparência. Meu eu real, está em confusão, abandono e pânico, mas eu oculto tudo isso, porque não quero que vejam minha fraqueza.



Por isso eu crio máscaras, atrás das quais me escondo do olhar que sabe.  Esse olhar é minha única salvação, e eu sei disso. de mim mesmo, dos muros da prisão que eu mesmo levantei, das barreiras que tão dolorosamente construo.



Mas eu não digo nada disso a você. É a única coisa que pode me libertar Não ousaria. Tenho medo. Tenho medo que seu olhar não seja de amor e aceitação. Tenho medo que você ria de mim, me ache fraco, me rejeite, me despreze.



Então continuo a viver meus jogos de fingimento, com a fachada de segurança ocultando a criança que treme. Um desfile de máscaras, todas vazias. Eu converso com você coisas inúteis e superficiais.



                                                                            



  Digo tudo que não tem importância e calo o que arde    dentro de mim. Por favor, não se deixe enganar.

Escute atentamente e tente ouvir o que eu não digo; o que eu preciso, mas não sou capaz de dizer.



Eu não gosto de me esconder, detesto os jogos tolos e superficiais em que transformei a minha vida, queria ser eu mesmo, mas sinto que não consigo sem a sua ajuda.



Você precisa me ajudar. Segure a minha mão, mesmo que essa seja a última coisa que eu aparente necessitar.



Cada vez que você me encoraja, que eu sinto carinho e compreensão no seu olhar, nos seus gestos, um par de asas nasce no meu coração.



Asas pequenas e frágeis, mas asas. Não vai ser fácil, com certeza. A idéia de que só vou ser respeitado se for duro e forte vem de muito tempo e criou muros altos, mas o amor tem que ser mais forte que os muros.   Por favor ajude-me a destruir esses muros, com mãos fortes, mas gentis.



Me ampare, porque uma criança é muito sensível e eu sou uma criança.



Me abrace, por favor, mesmo que isso te embarace, porque eu sou uma pessoa que você conhece muito bem: sou todo homem, toda mulher, todo ser humano que você encontra ."



Autoria desconhecida.







"Simplesmente eu sou eu. E você é você. É vasto, vai durar.
Por enquanto tu olhas para mim e me amas. Não: tu olhas para ti e te amas. É o que está certo."

Clarice Lispector












VOCÊ SÓ TEM QUE SER VOCÊ



Você não tem que ser aquilo que você não é

Só para ficar bem com todo mundo

Só para ser aceito e respeitado pelos outros.



Você não tem que ser

O que os outros querem que você seja

Como não tem obrigação

de agradar a todos, o tempo inteiro.



Cumpra com os seus compromissos

e faça tudo da melhor maneira que souber fazer,

mas aceite o fato de que apesar dos seus esforços

é um direito das outras pessoas não gostarem de você.



Amizade que faz exigências, não é amizade

Amor que estabelece condições, não é amor

Portanto jamais pense em mudar o seu modo de ser

apenas tentando ganhar a estima

e a consideração dos outros.



Quando você abre mão de ser você

em nome de atender o desejo de mais alguém

tudo que você consegue é se violentar

e ferir ainda mais a sua própria auto-estima.



Dispense todas as máscaras e artifícios: - desarme-se!

Desmonte a armadura em que você se meteu

e deixe fluir livremente

a maravilhosa obra da Criação

que existe em você

QUE É VOCÊ -

do jeito que você já é.



(Geraldo Eustáquio de Souza)

Temas no arquivo.

Terapia não é luxo .
Por Soninha Francine
Foram duas conversas parecidas na mesma semana. A primeira, com uma moça no prédio onde moro. Sente dor nas costas há meses, em parte por estar muito acima do peso. Admitiu que come demais por ansiedade. Os médicos receitaram analgésicos e antiinflamatórios, fisioterapia, acupuntura. E terapia. “Ah, na terapia eu não vou! Fazer o que lá?” “Cuidar de você, oras. Com dor de dente, você vai ao dentista. Com sinusite, ao otorrino. A terapia ajuda a cuidar da angústia, ansiedade, insegurança.” Ela decidiu ir à consulta.No outro dia, no gabinete, o estagiário perguntou para uma assessora: “Por que você faz terapia?” Brincando, ela respondeu: “Porque eu sou louca”. Dali a dez minutos, ele perguntou, sério: “Você é louca mesmo?” A moça riu, ele ficou confuso. Contribuí com a discussão: “Ah, eu faço terapia. Eu também sou louca”. Rimos os três.As pessoas entendem “loucura” como algo divertido. Dizem que fulano “é louco” porque é esquentado, coleciona tampas de garrafa, não perde jogo de futebol nem no dia do seu casamento ou porque é muito engraçado. E o que entendem por terapia? Um tratamento para “loucos”. Já que “loucura” pode ser algo trivial, terapia vira sinônimo de luxo ou frescura. Ou é algo que se aplica aos loucos “de verdade” – nesse caso, terapia é para os casos graves, “não para minhas tristezas e aflições”.Eu passei por vários momentos de desespero na vida, mas, só no ano passado, senti que precisava de uma mão para desatar meus nós. Fiquei abismada de ver como alguém pode revelar tanto a meu respeito a partir de informações que eu mesma forneci – isto é, coisas que, em tese, eu já sabia!Não deveria ser tão espantoso. Muita coisa a nosso respeito só nos é revelada quando vemos nossa própria imagem no espelho. E a terapia ajuda a enxergar o que era impossível descortinar sozinha: os motivos mais profundos para a irritação e a tristeza, os padrões estabelecidos, as nossas reações “viciadas”.Nunca tive problemas para falar de minhas fraquezas. Sempre achei importante, por exemplo, falar de depressão. Quando tive a primeira, saber de pessoas que tinham superado uma me ajudou muito.Mesmo assim, fiquei encabulada em assumir que estava fazendo terapia. Minha agenda é acessada por várias pessoas e não tive coragem de escrever o que faria toda quinta de manhã. Anotei apenas “consulta médica”. Que boboca...Agora perdi a vergonha. Terapia não é “luxo” nem eu sou louca “de verdade”. Tenho minhas loucuras como quase todo mundo. Mas não preciso sucumbir aos desgostos da vida mais do que eles merecem. É certo ficar triste com algumas coisas. Não é certo não ser feliz nunca. Para dor de dente, dentista. Para dor da mente, terapia.
Postado por Coluna Diversidade - Nova Gazeta

Psiqweb.

Neurônios no Divã.

Neurônios no Divã.
Clique na imagem